A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresentou nesta quinta-feira (03), o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico para Rio Grande do Sul, seus municípios e Coredes relativo a 2010. O Estado do Rio Grande do Sul apresentou Idese de 0,727 em 2010, o maior valor da série histórica - que começa em 2007, quando se registrou Idese de 0,699. O aumento registrado no período foi de 4% e no que se refere a classificação, o Estado está em nível médio de desenvolvimento.
Dos dados apresentados, um deles traz Passo Fundo como 5º colocado no ranking dos municípios com mais de 100 mil habitantes conforme o índice de desenvolvimento socioeconômico. A cidade registrou Idese de 0,740, em educação 0,671, em renda 0,750 e em saúde 0,800, ficando atrás de Bento Gonçalves, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul e superando as cidades de Canoas, Cachoeirinha, Rio Grande e Santa Maria.
Para o economista e coordenador do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo, Ginez Leopoldo de Campos, o índice é uma evidência de que Passo Fundo vem crescendo nos últimos anos. “Houve um processo gradual de mudanças na matriz produtiva, com a vinda de novas empresas do setor metal mecânico, do fortalecimento do polo médico e educacional e, também, do próprio papel do agronegócio regional, considerando que Passo Fundo é um importante centro comercial de pesquisa, considerando o papal da universidade e da Embrapa”, afirma. Para ele, todos esses fatores conjugados, de certa forma, propiciaram melhores índices de desenvolvimento econômico e social do município.
Postado por WM Internet
as 21:43
e tem
0 comentarios
|
Postar um comentário
Voltar ao blog