Na manhã de ontem (17) aconteceu a inauguração do Museu do Instituto Menino Deus, junto à Escola Redentorista Instituto Menino Deus. Com acervo armazenado há mais de 50 anos, o espaço histórico agora abre as portas à comunidade, todas as sextas-feiras, mediante agendamento.
"As peças vieram de um outro espaço, que era da Congregação Redentorista, em Cachoeira do Sul. Em 1959, quando os Redentoristas se estabeleceram em Passo Fundo, essas peças vieram junto", explica Mateus Cavalheiro Del Ré, atual coordenador do museu e Mestre em História Regional. Ele conta que quem organizava e coletava as peças, antigamente, era o padre Oscar, que faleceu em 2011 aos 94 anos. As peças foram recentemente organizadas, limpas e foi realizada manutenção para que pudessem ser expostas.
Com material de diferentes épocas, regiões e países, as mais de 2 mil peças trazem histórias da época missionária, do início da Era Cristã, do Brasil Colonial, Revolução Farroupilha, Federalista e até mesmo da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Em ambiente climatizado, o acervo ainda não está organizado por temáticas. Junto ao local, é possível encontrar também a parte de geologia, animais empalhados e arte sacra.
"Foi aberto um baú do tesouro. Nós descerramos as fitas e Passo Fundo ganhou uma riqueza que as pessoas não têm noção do que significa e o que representa enquanto pedaço da memória da cidade, da região e, também, das pessoas que cuidaram do museu até hoje", descreve Mateus. O museu estará aberto ao público mediante agendamento pelo telefone (54) 3314-1888, às sextas-feiras, das 14 às 17h, preferencialmente em grupos de até 15 pessoas. O local também aceita doações para manter o acervo.
Fonte: DM
Postado por WM Internet
as 11:19
e tem
0 comentarios
Postar um comentário
Voltar ao blog