- Bonitos, coloridos e quase sempre presentes nas festas de final de ano, os fogos de artifício apresentam também um lado não tão agradável para quem os escolhe para brincar. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos mais de 100 brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase seis mil foram internados por esse motivo. Só de janeiro a outubro deste ano, 461 pessoas precisaram ser hospitalizadas em virtude deste tipo de acidente.
O comandante do Socorro do Corpo de Bombeiros de Canoas, sargento Paulo Rondon alerta para os riscos provocados pelos rojões. ''Além das queimaduras e amputações causadas pelo manuseio incorreto ou por defeitos de fabricação, há também um alto risco de morte. É uma brincadeira muito perigosa e que jamais deve ser feita perto de crianças, por exemplo'', avisa.
Procedência é importante
Para o sargento Paulo Rondon, uma das primeiras providências quando for comprar fogos é ver a procedência do material. ''Os rojões devem ser produzidos e armazenados em local adequado, que tenha passado pela fiscalização'', explica.
Outro problema que agrava os acidentes é o uso excessivo de bebidas alcoólicas, aponta o comandante. Segundo ele, muitas pessoas perdem o limite e esquecem os cuidados necessários quando estão sob efeito de álcool e outras drogas.
Em caso de acidente
A coordenadora do Ministério da Saúde, Deborah Malta, orienta que, em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão, como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas. A recomendação, segundo Deborah, é que as pessoas feridas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência delas para o atendimento médico adequado.
Como soltar foguetes?
Evite soltar foguetes com as mãos, mas se o fizer, é importante seguir sempre as instruções do fabricante. Prefira a utilização de bases, como tijolos, grades ou cercas.
E quando houver falha em bateira de fogos?
Aguardar durante cinco minutos antes de se aproximar dos fogos.
Em caso de acidente, o que fazer?
Lavar com água corrente o local ferido. Não tocar a área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão. Cubra a o ferimento com pano limpo e úmido e procure imediatamente um serviço de emergência.
Cuidados
* Não solte fogos de artifícios em locais, tais como, por exemplo, postos de combustíveis, estacionamentos de veículos, hospitais, creches, zoológicos, áreas de confinamento de gado, depósito de gás e outros que igualmente possam oferecer riscos de incêndios
* Jamais carregue bombinhas nos bolsos
* Nunca acenda o artefato perto do rosto
* Sempre mantenha distância de outras pessoas e de instalações elétricas no momento de acender fogos de artifício
* Não associe os fogos ao uso de bebida alcoólica ou outras drogas
* Cuidado ao manusear líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, nunca utilizando-os para iniciar uma fogueira
* Se o foco de incêndio for pequeno, pode ser eliminado com água ou por abafamento
Postado por WM Internet
as 09:38
e tem
0 comentarios
Postar um comentário
Voltar ao blog