Apoiada pela Câmara de Vereadores a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que começa nesta quarta-feira (14) e segue até o dia 21 de dezembro, vai contar com uma série de atividades. Hoje a comunidade é convidada para participar de uma palestra com a médica hematologista Moema Santos
Hoje o transplante de medula óssea é a única chance de cura para milhares de pessoas que lutam contra linfomas e leucemia, por isso a mobilização para o cadastramento de doadores tem sido intensificada cada vez mais, inclusive em Passo Fundo, que também passa agora a desenvolver ações voltadas ao tema no município. Realizada pela Câmara de Vereadores com o slogan "Alguém só tem a ganhar. E você, nada a perder", a Semana deMobilização Nacional para Doação de Medula Óssea vai contar com uma série de atividades com o objetivo de informar a população. Com uma extensa programação que começa nesta quarta-feira (14) e segue até o dia 21, a comunidade poderá participar de uma palestra com a médicahematologista Moema Santos, especializada em Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea. A palestra que acontece hoje no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 14h, tem o objetivo de informar a população sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea. Liderado pelo vereador José Eurides de Moraes (PSB) o Legislativo Municipal tem apoiado a campanha e divulgado as ações referentes à semana de mobilização. De acordo com o vereador desde a criação da Lei Pietro em 2009, o banco de cadastro contava com menos de 75 mil doadores, após a lei ser sancionada esse número cresceu significativamente, chegando atualmente a mais de 200 mil doadores. Mas mesmo com esse aumento considerável o vereador afirma que é importante que as pessoas se conscientizem da importância de se tornar um doador, ajudando dessa forma a salvar muitas vidas. "Para ser um doador basta ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. É muito simples fazer a doação, e é um ato de amor ao próximo. Dessa forma você pode estar ajudando centenas de pessoas que lutam para vencer a doença", falou. A partir das 9h da manhã desta quarta-feira (14) o ônibus da Hemopasso já vai estar no pátio da Prefeitura Municipal, realizando o cadastramento das pessoas interessadas.
Como fazer o cadastro? - Levar documento de identidade e preencher o formulário; - É colhido 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade; - Os dados juntamente com o resultado de exame de HLA, serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome; - Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clinico para confirmar o bom estado de saúde. Não a exigência quanto a mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação; - Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação; - O procedimento de doação é muito simples e sem transtornos para quem doa.
LEIA MAIS
Postado por WM Internet
as 11:51
e tem
0 comentarios
|
Postar um comentário
Voltar ao blog