O dia do doador de sangue é comemorado no dia 25 de novembro. A data foi instituída em junho de 1964 e é comemorada anualmente em todos os hemocentros do país, como forma de homenagear, agradecer e motivar os doadores de sangue por recomendação do Ministério da Saúde. A iniciativa visa incentivar a fidelização de doadores, para que esses passem a doar regularmente, em média duas ou mais vezes por ano. Segundo o Ministério da Saúde, para atender a demanda de transfusão de sangue no país, cerca de 3% da população deveria doar sangue regularmente, quando atualmente menos de 2% da população doa sangue e nem sempre de forma regular. Confira na reportagem, como o serviço funciona na região.
Conforme o diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti, o hemocentro distribui hemocomponentes para 52 hospitais da região abrangendo cerca de 139 municípios. "Segundo dados do IBGE isto gera uma população de aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas atendidas pelo Hemopasso", afirma Cerutti.
A principal missão é captar, triar, coletar, processar, testar e distribuir seus produtos. Através de parcerias com os municípios da região de cobertura do Hemocentro, que realizam a mobilização de doadores, é possível manter uma média diária de 50 doações.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros) e, assim, poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da região para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.
Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional, estará de portas abertas das 7h às 18 horas, sem fechar ao meio dia, para receber os doadores voluntários com uma surpresa especial. Essa data foi instituída no Brasil em 1964, com o objetivo de incentivar e valorizar a doação voluntária, altruísta e de repetição. Assim como todos os serviços de hemoterapia do país, estará proporcionando à seus doadores uma data festiva para agradecer a pessoas tão importantes para a vida de milhões de brasileiros que dependem de transfusão sanguínea. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de doações no país deveria ser de 3% a 5% do total da população, e hoje não chega a 2%.
Neste sábado, dia 26, o ônibus de coleta externa do Hemocentro Regional de Passo Fundo estará na Secretaria da Saúde do município de Soledade para encerrar a semana do doador.
Postado por WM Internet
as 11:29
e tem
0 comentarios
Postar um comentário
Voltar ao blog