ff

PassoFundo.Net - blog@passofundo.net
sexta-feira, 15 de julho de 2011
PROIBIÇÃO DE HIPERMERCADOS - Polêmica causa incerteza entre vereadores

As muitas manifestações defendendo e atacando o veto do prefeito Dipp ao projeto de lei que mantém a proibição da vinda de hipermercados fizeram a maioria dos vereadores repensarem seu posicionamento
 

O recente veto do prefeito Airton Dipp ao projeto de lei que mantém a proibição da instalação de supermercados com área maior de 2 mil m² na cidade, vigente desde 2001, ainda que com valor menor de área, instaurou uma grande polêmica na cidade.
 
Os vereadores, que têm o poder de derrubar o veto do prefeito e promulgar a lei, receberam representantes de quatro entidades representativas do comércio da cidade (Acisa, CDL, Sincomércio e Sincongêneros) nesta quarta-feira, 13, e tinham se mostrado favoráveis aos seus argumentos. Entretanto, depois de diversas manifestações da população, como no portal Diário da Manhã (www.diariodamanha.net), ou através de ofícios de entidades, como a subseção municipal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os vereadores já não estão com tanta firmeza em sua decisão.
 
Enquanto na reunião de quarta, a maioria dos vereadores se manifestou pela derrubada do veto, em enquete feita pela reportagem DM, maioria afirma que não decidiu ainda. Para que seja derrubado o veto e a lei continue valendo serão necessários oito votos contrários. Confira a posição dos vereadores, que têm um mês para decidir, sobre a vinda de novos hipermercados para a cidade:
 
Contrários à vinda de grandes redes de supermercados
 
Luiz Miguel Scheis (PDT)
"Enquanto presidente da Câmara, vou respeitar a decisão dos vereadores. Acredito que como ocorreu na aprovação do projeto, o veto deve ser derrubado. Contesto o Executivo quando justifica o veto pela inconstitucionalidade do projeto, pois vários desembargadores já deram parecer favorável aos projetos anteriores de 2001 e 2006. Jamais aprovaríamos um projeto inconstitucional. Se eu votasse eu derrubaria o veto do prefeito, pois enquanto chefe do Legislativo defendo minha procuradoria que deu parecer favorável."
 
Aristeu Dalla Lana (PTB)
"Tenho uma só palavra e vou derrubar o veto do prefeito. Defendo as empresas de Passo Fundo. O prefeito, inclusive, vetou vários projetos meus e copiou como o projeto da regularização das feiras itinerantes. Sou contra o veto, pois essas redes não trazem emprego: quando o Bourbon inaugurou tinha uns 80 caixas e agora tem muito menos. O prefeito estpa jogando a responsabilidade nas costas dos vereadores"

José Eurides de Moraes (PSB)
"Inicialmente votamos favorável ao projeto. O prefeito Dipp já foi favorável a esse mesmo projeto. Ele alega que a lei já cumpriu sua finalidade e os mercados se organizaram e poderiam concorrer com grandes redes. Em uma primeira avaliação, acredito que a decisão do prefeito foi política e não técnica. Vamos nos reunir, pois deve sair uma decisão dos vereadores, mas, a princípio, sou favorável à derrubada do veto."
 
Roque Letti (PDT)
Durante a reunião de quarta-feira, com as entidades empresariais o vereador foi totalmente contrário ao veto do prefeito, relembrando que as grandes redes de supermercados vendem produtos de todo o tipo e prejudicam não só os mercados locais.
 
Não estão decididos

Juliano Roso (PCdoB)
"O veto do prefeito Dipp reabre a discussão. É um fato novo. Penso que a melhor solução para essa questão era que a lei atualmente em vigor vencesse em outubro. Mas, infelizmente, foi reapresentado o projeto que reabre a discussão. Vou reunir com os demais colegas vereadores, vou reunir com meu partido, vou ouvir a opinião dos segmentos envolvidos e da população, além de conversar com o prefeito e depois disso tomar uma decisão."
 
Rafael Bortoluzzi (PP)
"Acredito que o mérito do projeto já foi votado, agora vamos decidir pela inconstitucionalidade, ou não, do projeto. Ainda assim, Vvou levar a discussão para o meu partido, para depois decidir."
 
Rui Lorenzato (PT)
"Não estou decidido pois o veto foi muito recente e não tivemos uma discussão no partido referente a isso. Em um tema polêmico como esse quero saber a posição do meu partido para me ajudar na decisão."
 
João Pedro Nunes (PMDB)
"Não tive a oportunidade de ler o veto e sua justificativa. O vereador Paulo Neckle e eu vamos ter uma reunião na noite desta quarta-feira, vamos analisar a justificativa do prefeito e ver se é uma decisão meramente política ou técnica para depois se posicionar."
 
Paulo Neckle (PMDB)
"A bancada do PMDB vai conversar sobre o assunto para decidir se mantém ou derruba o veto. Não temos a definição de nosso voto. Vamos atrás de material para estudar e decidir."
 
Márcio Tassi (PTB)
"Não há nada decidido, quero me reunir com entidades e ouvir suas posições. Tenho duas reuniões marcadas na semana que vem para conversar com entidades e com a população para decidir."

Favoráveis à vinda de grandes redes de supermercados
 

Patric Cavalcanti (DEM)
"Vou manter o veto do prefeito, pois ele é favorável ao meu projeto. Mantenho minha posição. Enviamos ontem correspondências, inclusive, para diversas entidades se manifestarem, como OAB, Uampaf, a Imed, a Anhanguera, a UPF, Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Passo Fundo, o sindicato rural, o Conselho Municipal de defesa do consumidor, o Sinduscon, entre outras. Já que quatro entidades se manifestaram dizendo que são favoráveis à derrubada do veto, vamos dar voz para outras entidades. Não podemos ter reservas de mercado, as maiores empresas instaladas aqui não são passo-fundenses e seus impostos retornam, sim, ao município, ao contrário do que argumentam alguns."
 
 
Alberi Grando (PDT)
"Ainda tenho que avaliar bem a situação, mas, em princípio, sou favorável ao veto do prefeito. Ainda estou fazendo uma análise sobre a situação, mas sou do partido do prefeito e se a decisão foi tomada por ele, é porque sabe o que está fazendo. O veto foi uma oportunidade de reavaliar o projeto, que deve ser melhor avaliado. Devo definir meu posicionamento na próxima semana, mas princípio estou do lado do prefeito."
 

OAB apóia veto de Dipp
 
Em recente manifestação, a subseção de Passo Fundo da OAB se demonstrou favorável à decisão do prefeito. Conforme a presidente, Patrícia Alovisi, o veto foi acertado. "Nossa cidade é um pólo regional, uma das cidades com maior índice de desenvolvimento do Estado e não podemos manter leis protecionistas. A Constituição Federal tem com um dos princípios fundamentais a livre iniciativa (inciso IV, do art. 1), também prevê o princípio da livre concorrência, sustentáculo da Ordem Econômica e Financeira (art. 170, inciso IV, da CF), que assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica", afirmou a presidente. De acordo com Patrícia, a concorrência é um patrimônio do consumidor e a livre concorrência é o que garante um preço justo a população. "O protecionismo pretendido não pode ser alcançado à custa da população. A concorrência baixa os preços e gera desenvolvimento", ressaltou a advogada.
 
Bruno Philippsen
(Redação Passo Fundo / DM)

Postado por WM Internet as 16:31 e tem 3 comentarios
3 Comments:
Anonymous VLADIMIR disse...

REALMENTE ISTO E VERGONHOSO PARA UMA CIDADE COMO PASSO FUNDO, ESPERO QUE NOSSOS VEREADORES TENHAM UM POUCO DE PRINCIPIOS ETICOS E MORAIS POIS NAO PODEMOS BENEFICIAR ALGUNS EMPRESARIOS QUE AO MEU VER MANIPULAM ESTE SETOR ,TEMOS QUE FICAR ATENTOS A ESTES VEREADORES QUE VOTAREM A FAVOR DA LEI POIS TEREMOS ELEIÇOES EM BREVE E DEVEMOS REPENSAR NOSSO VOTO. UM ABRAÇO

19 de julho de 2011 às 12:50  
Anonymous Anônimo disse...

Olá:), chamo-me Maria estudo Ergonomia e gostei muito do teu blogue! Muito linda muito bem!
Adequa-se muito bem com tudo aquilo que aqui li.Existe por vezes há muito para falar nos blogs!Nada melhor do que implementar a nossa escrita espalhada pelo mundo!
Até amanhã :)

23 de julho de 2011 às 21:59  
Anonymous Anônimo disse...

Hipermercados em Passo Fundo

Primeiramente, esclareço que sou favorável a entrada de novos Hipermercados em Passo Fundo, aliás, modestamente falando, fui eu quem desencadeou todo o processo ora em pauta : discussão, projeto de Lei, aprovação de Lei, etc, conforme a seguir :

Em Outubro de 2000 ( há quase 11 anos ) nos mudamos de Curitiba-PR para Passo Fundo e, nas primeiras comprar realizadas nos Supermercados locais, constatamos uma expressiva diferença ( a maior ) no custo dos produtos alimentícios, se comparado a Curitiba, mas ainda sem provas concretas.

No mês seguinte a nossa mudança ( Nov-2000 ) retornarmos a Curitiba para assuntos particulares e, aproveitando, compramos 10 itens alimentícios num hipermercado de Curitiba, e os mesmos 10 itens no único Hipermercado de P.Fundo ( 1 Kg de arroz marca X, 1 frasco de 500 gr de café granulado marca X, 1 Kg de feijão tipo 1 marca X,.... ), sendo que no final apuramos diferença de 27,8 % acima, nos produtos adquiridos em P.Fundo.

Imediatamente contatamos o cunhado morador de Canoas, cuja empresa dele mantém forte ligação comercial com hipermercados da grande P.Alegre, sendo que o diretor de um deles ( Big ) enviou-me o seguinte recado : informe ao seu cunhado de P.Fundo que em 1 ano o Big abrirá Loja naquela cidade. Isso foi em Nov-2000 e, ato contínuo, em 2001 foi sancionada a lei municipal limitando a abertura / instalação de hipermercados em P.Fundo.

Observem, há décadas que a população de Passo Fundo paga um percentual próximo dos 30% a maior pelo Kg de arroz / feijão / batata / tomate / macarrão..... ou seja, de cada 100 reais gastos nos Mercados de Passo Fundo, em qualquer outro Estado / Cidade gastaríamos tão somente 70 reais para comprar os mesmos produtos.



Antonio
E-mail : volare.am@terra.com.br

4 de agosto de 2011 às 16:18  

Postar um comentário

Voltar ao blog



 
 

Últimos Posts

Produção leiteira registra queda de 20% devido ao ...
Crianças trabalham livremente no lixão em Passo Fundo
Prefeito veta projeto de supermercados
Chegam mais doses, mas vacinação contra a Gripe A ...
Baixas temperaturas pedem cuidados
Mundial de Futebol traz 11 novos hotéis para o Rio...
Google Street View em Passo Fundo, RS
Pode nevar no Estado no sábado e domingo, alerta I...
MILHETO - PLANTA FORRAGEIRA
A dieta mais simples do mundo: dois copos d'água a...

Arquivos

dezembro 2010 janeiro 2011 março 2011 abril 2011 maio 2011 junho 2011 julho 2011 agosto 2011 setembro 2011 outubro 2011 novembro 2011 dezembro 2011 janeiro 2012 fevereiro 2012 março 2012 abril 2012 maio 2012 junho 2012 julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 novembro 2012 dezembro 2012 janeiro 2013 fevereiro 2013 março 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 abril 2014 maio 2014 julho 2014 agosto 2014 novembro 2014 janeiro 2015 agosto 2015 outubro 2015

 

 

WM INTERNET